sábado, 13 de julho de 2013

[RESENHA] Um Dia

Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.






Primeiramente um agradecimento a Agatha, porque foi ela quem me deu esse livro e acabou me proporcionando uma das leituras mais incríveis da minha vida.
Para quem não sabe "Um Dia" ganhou sua adaptação cinematográfica em 2011 e, se não fosse através da mesma, eu nunca descobriria a existência dele. E devo dizer que fiquei muito preocupada ao ler um livro cujo o qual eu já conhecia a história, toda aquela questão de ficar entediada e acabar achando maçante. Mas David Nicholls me surpreendeu de uma maneira agradável, fazendo com que eu ficasse presa a essa história e chorasse com o final. De novo.

Emma e Dexter não são só um casal bonitinho, com dramas previsíveis e muitos flertes, eles estão longe disso. O que chama a atenção do leitor é a forma como David os retratou de uma forma tão fiel a realidade, fazendo com que nos perguntássemos "Eles realmente existiram?" talvez, quem sabe?
Como se conheceram na faculdade, uma fase de transição na vida de qualquer um, era de se esperar que a amizade dos dois não durasse tanto tempo, mas mesmo com todos os altos e baixos, eles continuam a ter aquela necessidade de estarem próximos. E eu achei isso bem legal, porque mesmo com todas as mudanças de ideias e personalidade, Em e Dex continuam tentando se adaptar a forma um do outro, o que por vezes pode dar errado.

A escrita do David é um pouco diferente do que estou acostumada, afinal, esse não é um Y.A., mas é prática, elaborada e bem construída, com pequenos detalhes relevantes e citações que te fazem pensar nos capítulos anteriores. Um história conectada, digamos assim. Algumas partes tem poucos diálogos, o que pode acabar irritando algumas pessoas, o que não foi o meu caso, já que eu simplesmente amei esse livro. 
 Um Dia é definitivamente um daqueles romances que as pessoas precisam ler, porque assim vão parar com aquela ideia de que todo romance é idealizado e meloso ao extremo. Honestamente esse foi o mais próximo da realidade que eu li. Então super recomendo para qualquer pessoa de qualquer idade. Boa leitura!

              xoxo


Nenhum comentário:

Postar um comentário